quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Amamentação - passo 1


Quando estava grávida, se tinha uma coisa que eu não me preocupava era com a amamentação.
Pensava em roupas, em bolsas, em chá de bebe, em fraldas... mas amamentação não estava na minha lista de prioridades.

Meu afilhado nasceu (3 meses antes do nascimento da Maria Fernanda), minha prima teve algumas pedras no caminho que estavam impedindo a amamentação dele. Devido a estes problemas, tive a oportunidade de ter todas as dicas possíveis e imaginárias  para que a Maria Fernanda tivesse a chance de ser amamentada.

Confesso que me assustei ao ver que amamentar, não era simplesmente: nasceu, colocou no peito, ela mamou, arrotou, dormiu... Ah.. não é assim mesmo.

Mamães de primeira viagem como eu: se tem um conselho que eu dou para qualquer mulher grávida que aparece na minha frente é: PENSE NA AMAMENTAÇÃO, assim como vc pensa no PARTO!

Pergunte mil vezes para o seu Ginecologista como preparar o seio, quais os produtos indicados para casos de fissuras, sobre o uso da concha de amamentação. Não confie quando eles falarem: "quando chegar a hora dá tudo certo."
Acredite, quando a hora chega, não dá. Por mais que a gente se programe, a vida não é um conto de fadas, e as coisas não saem como planejamos. E o leite não vem, e o bebe não pega, e o bebe fica com icterícia, ele chora de fome, e vc tem medo, e vc fica ansiosa, e o leite não vem. E ai um mundo de gente fala pra vc dar leite em pó... E vc chora, fica nervosa, e o leite não vem. Chora por se sentir incapaz, chora por causa do parto, chora de cansaço... e o leite não vem...

Então, falo de novo. Pense na amamentação. Pense de novo. Leia. Se informe.

Leia em fontes confiáveis sobre:

- Tipos de bico de seio (curto, invertido, normal,..)
- Pega correta do bebe (não, ele não nasce sabendo mamar)
- Veja pediatras que incentivam a amamentação (antes do beber nascer SIM)

Dicas:
- Peça ajuda!
- Não dê atenção os palpites!!!
- Visite maternidades e pergunte sobre o incentivo a amamentação!

Ao pensar no enxoval, considere comprar:

- Concha de amamentação com base rígida (caso o bico do seio seja curto/ invertido)
- Pomada de Lanolina
- Bombinha para tirar leite materno
- Sutiã de algodão (na Renner é baratinho, vem 2 por apenas R$ 49,90)
- Camisola de alcinha (para ser mais fácil de tirar na maternidade)
- Não compre mamadeiras e chupetas (elas confundem o bebe no início da amamentação)


MF Maternidade
Maria Fernanda com 12 horas de vida, aprendendo a mamar


amamentação como o bebe deve pegar o peito
Dicas para identificar a pega correta.



Minhas duas preciosidades que me ajudaram no início dessa Jornada foram "Carolina Toom" (a Dinda) e as "Enfermeiras da Maternidade São Luis" (em SP).

Tive a oportunidade de ser doadora de leite materno e de conhecer excelentes profissionais de pediatria que me mostraram o caminho correto a seguir. 
Nos próximos posts conto mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário